Hipoglicemia significa baixo nível de glicose no sangue (abaixo de 50 mg% normalmente) podendo ser acompanhada de sintomas na maioria dos casos. Os sintomas mais comuns são: dificuldade para raciocinar, palpitações, sensação de fome, fraqueza, sudorese exagerada, tremores, bocejamento, sonolência, visão dupla e confusão. Em casos mais graves a hipoglicemia pode resultar em perda total da consciência, ou seja, coma.Algumas condições favorecem o aparecimento da hipoglicemia, principalmente erro no uso ou na dosagem da insulina ou medicamentos orais , atraso das refeições e exercício físico intenso.Na maioria das vezes o paciente consegue identificar os sintomas e tratar a hipoglicemia ingerindo algum alimento com açúcar. Em outras ocasiões, necessita-se de ajuda de outras pessoas. Daí a importância de se andar com um cartão que identifica sua condição de diabético, além de alertar a família e os pessoas mais próximas o que fazer em caso de suspeita de hipoglicemia.Para auxiliar uma pessoa com suspeita de hipoglicemia: Oferecer balas, açúcar ou líquidos açucarados de acordo com as instruções abaixo:Para tratar a hipoglicemia em pacientes conscientes:
Tome água com 1 colher de sopa rasa de açúcar ou
1 copo pequeno (150 ml) de refrigerante não dietético ou
1 copo pequeno (150 ml) de suco de laranja ou
3 balas de caramelo ou similares
Aguarde 15 minutos, caso não haja melhora repita o procedimento.Se ela estiver em coma ou não puder colaborar, coloque um lenço entre as arcadas dentárias e introduza um pouco de açúcar (1 ou mais colheres de café) entre a bochecha e a gengiva, massageando-a por fora. Caso não haja melhora imediata procure atendimento médico de emergência.
Informe seu médico sobre o ocorrido para que ele determine a necessidade de ajuste da medicação. Não suspenda a medicação por conta própria. As melhores alternativas para evitar o surgimento de hipoglicemias são: respeitar os horários corretos das refeições, programar os exercícios físicos (horário e alimentação adequados), seguir as doses corretas de insulina e/ou comprimidos recomendados pelo médico.Veja também algumas recomendações para prevenir hipoglicemias:
O consumo de um lanche antes de dormir (ceia) pode auxiliar na prevenção de hipoglicemia noturna. Os alimentos mais recomendados para este lanche devem conter carboidratos e proteínas (1 copo de leite ou pão com queijo e presunto, por exemplo);
Ficar atento à alimentação se fizer exercício físico (especialmente se não programado). É necessário medir sua glicemia para ver se é necessário o consumo de carboidratos extras;
Evitar o uso do álcool, principalmente em jejum.
Em caso de hipoglicemia freqüente avise seu médico para que haja ajuste correto das suas medicações. Caso já tenha acontecido com você, por mais receio que você tenha de acontecer novamente, lembre-se que o bom controle da glicemia é fundamental na prevenção das complicações do diabetes.
Fonte: http://www.saude.rio.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário