quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conhecendo o Programa 5S

Por Sonia Jordão

Quando uma empresa decide implantar o Sistema da Qualidade tem diante de si inúmeros instrumentos, que visam melhorar o ambiente e as relações dentro e fora da empresa. Um desses instrumentos é o Programa 5S.

O Programa 5S foi desenvolvido no Japão. Trata-se de uma filosofia de trabalho que pretende superar antigos hábitos. O método visa obter um local de trabalho ordenado, limpo e saudável, ideal para a implantação de um sistema de gestão da Qualidade na empresa. Pretende, também, garantir o bem-estar das pessoas e sua valorização. O programa mostra os cinco passos necessários para evitar desperdícios e organizar trabalho, ambiente, informações e até nossa própria vida.

O termo 5S vem da letra “S” inicial das palavras japonesas que orientam o
programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Em português, introduziu-
se a palavra ‘senso’ e temos:

• Seiri – Senso de Utilização/Descarte: Nessa 1ª etapa é preciso separar o que é útil do que é inútil e o que é necessário daquilo que é desnecessário.
• Seiton – Senso de Organização/Ordenação: É chegado o momento de colocar cada coisa em seu devido lugar, identificar e mantê-las em seus lugares definidos.
• Seiso – Senso de Limpeza: Além de manter a área de trabalho sempre limpa, nessa etapa podemos mudar a disposição dos móveis, colocar uma planta no ambiente de trabalho e melhorar a iluminação do ambiente.
• Seiketsu – Senso de Higiene/Saúde: É bom criar condições que favoreçam a saúde física, mental e emocional das pessoas, além de conscientizar todos da importância da higiene pessoal.
• Shitsuke – Senso de Autodisciplina/Ordem mantida: Para que o programa tenha sucesso, é necessária a participação de todos. Trata-se de um processo contínuo, diário e permanente. É o momento da manutenção dos outros quatro sensos, de criar procedimentos para as atividades e fazer dos sensos um hábito.

A prática do 5S, se verdadeiramente vivenciado, garante bons resultados de mudança comportamental, pois modifica os ambientes de trabalho e gera envolvimento e comprometimento nas pessoas. Além disso:

Aumenta o fluxo de informações.
Facilita a arrumação interna e a procura de objetos.
Diminui custos.
Diminui a necessidade de espaço, de estoque e o desperdício.
Otimiza o tempo das pessoas.
Evita compras em duplicidade e o vencimento de prazos de validade.
Aumenta a segurança no trabalho, diminuindo os acidentes.

Melhora o aspecto visual dos ambientes.
Melhora a qualidade de vida.
Transforma o ambiente de trabalho em um local agradável e saudável.
Proporciona maior durabilidade dos equipamentos.
Melhora as comunicações interna e externa à empresa.
Melhora a imagem da empresa diante de seus clientes.

Veja que, embora aparentemente simples, não basta implantar o programa,
é preciso ter ação, atitude e hábito para mantê-lo. Então, que tal começar a
praticar?

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial
e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num
mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? – Como deixar
de ser um líder explosivo” e “E agora, Lívia? – Desafios da liderança”.

Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecernegocios.com.br,
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