sexta-feira, 24 de junho de 2011

Rio Claro realiza décima edição da Conferência Municipal de Saúde

Nos próximos dias 1º e 2 de julho, o município de Rio Claro realiza a 10ª Conferência Municipal de Saúde, organizada pela Fundação Municipal da Saúde e Conselho Municipal da Saúde. Na plenária, que será desenvolvida no Sesi, serão analisadas e votadas as propostas apresentadas nas pré-conferências realizadas durante o mês de junho.

A conferência municipal é realizada a cada dois anos e seleciona propostas para serem encaminhadas à conferência estadual e, posteriormente, à nacional. Neste ano, o tema discutido é "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".

“Queremos uma grande participação popular”, afirma o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde, que vê na conferência uma oportunidade das pessoas contribuírem para melhorias num setor de grande importância para suas vidas. “É certamente um dos mais importantes instrumentos de manifestação de cidadania, um espaço para que a sociedade ajude a decidir os caminhos das políticas públicas de saúde”, afirma a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosane Victoria da Silva.

A conferência foi convocada pelo prefeito Du Altimari e teve, inicialmente, as pré-conferências, nas quais, além da definição das propostas que serão analisadas no dia 2 de julho, foram eleitos os delegados e suplentes que participarão da conferência. Os delegados eleitos são os representantes da comunidade com direito a voto na plenária, na qual também votam os delegados natos, que são os membros titulares do Conselho Municipal de Saúde.

Entre os temas que serão discutidos pelos participantes da conferência destacam-se a política de saúde na seguridade social; a participação da comunidade e controle social; a gestão do SUS, que inclui itens como financiamento, pacto pela saúde e relação público-privado; e a gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde.

Os resultados da conferência realizada em Rio Claro na fase municipal serão apresentados na etapa estadual, de onde sairão as propostas para a fase nacional – marcada para o final do ano.

A 14ª Conferência Nacional de Saúde acontecerá entre 30 de novembro e 4 de dezembro de 2011, em Brasília, e as etapas municipais foram iniciadas no mês de março.

A proposta da conferência é priorizar o debate nos estados e municípios com o objetivo de qualificar as discussões e trazer para a conferência a realidade do Sistema Único de Saúde pelo País.

Estados também encaminharão as discussões.

Fonte e créditos:
jornalcidade.uol.com.br

Nenhum comentário: