terça-feira, 19 de abril de 2011

COOPERATIVISMO: de grão em grão Primorosos Resultados

Por: Dalmir Sant’Anna

Com significativa estrutura democrática baseada em seus cooperados e colaboradores, as cooperativas buscam como objetivo central, a valorização contínua da cooperação com ênfase no respeito à diversidade, valorização humana e superação de desafios. Conquistam além da ampliação da produtividade, significativos ganhos financeiros e sociais, atuando com responsabilidade social e desenvolvendo benefícios nas comunidades em que estão instaladas. Perceba como o cooperativismo pode ser uma excelente oportunidade para desenvolver suas competências e fortalecer o seu profissionalismo em vários momentos.

Respeito à diversidade – Além de estar relacionada com as diferenças humanas, a diversidade indica a variedade de características que constituem a força do trabalho cooperativo. Aceitar a existência da diversidade permite compreender que as pessoas contam com comportamentos, ações, condutas e reações, algumas vezes, opostas a sua maneira de pensar e agir. O desafio no período atual está em alcançar uma margem competitiva com a valorização das características de cada ser humano, bem como, o reconhecimento por sua contribuição para os resultados coletivos.

Sete princípios que fazem a diferença – Presentes no âmago do modelo empresarial cooperativo há mais de 150 anos, os sete princípios universais do cooperativismo são: Adesão voluntária e livre; Controle democrático pelos sócios; Participação econômica dos sócios; Autonomia e independência; Educação, formação e informação; Cooperação entre cooperativas; Preocupação com a comunidade. Os sete princípios conquistaram destaque mundial no cooperativismo como uma importante semente, que foi plantada com expressiva dedicação há vários anos, cultivada com muito carinho e como resultado alcança merecido reconhecimento, sempre com o respaldo de uma ação coletiva de interesses, tanto internamente na cooperativa, como na vida dos familiares e nas comunidades.

Responsabilidade social – Há coerente compreensão de que praticar a responsabilidade social corporativa (RSC), engloba inúmeras ações voluntárias que excedem as obrigações legais de proteção e conservação do meio ambiente. O que você está fazendo para intensificar a responsabilidade social? Qual seu compromisso com a sustentabilidade? Algo primoroso no cooperativismo é o esforço em trabalhar com jovens e inspirar as novas gerações para encarar os desafios da sustentabilidade com maior comprometimento.

A cada palestra que realizo para o segmento cooperativo, percebo na prática quanto os cooperados são organismos vivos de um sistema desenvolvido por pessoas, com o propósito de fortalecer as relações entre os seres humanos. É possível constatar que saímos de uma metáfora de abordagem do discurso, para ações de responsabilidade social, cooperação e estratégia de resultados. Exige o compromisso de manter a cabeça nas estrelas, os olhos direcionados para o mundo, as mãos dadas com o compromisso de cooperar, o coração nas emoções e os pés caminhando rumo à responsabilidade social, para jamais esquecer que, de grão em grão são conquistados primorosos resultados.


Dalmir Sant’Anna – Palestrante comportamental, Mestrando em Administração de Empresas, Pós-graduado em Gestão de Pessoas, Bacharel em Comunicação Social e Mágico profissional. Autor do livro "Menos pode ser Mais" e do DVD com o tema “Comprometimento como fator de Diferenciação”. Visite o site: www.dalmir.com.br

Nenhum comentário: