terça-feira, 20 de setembro de 2011

Workshop TAM Grã-Bretanha recebe trade com meta de superar 200.000 visitantes brasileiros em 2011

Iniciativa inédita do VisitBritain e da TAM de trazer fornecedores britânicos para reuniões com operadores brasileiros deve contribuir para bater o recorde no número de turistas para Inglaterra, Escócia e País de Gales

O Workshop TAM Grã-Bretanha, encontro de fornecedores britânicos com o trade brasileiro promovido pelo VisitBritain, escritório oficial de turismo da Grã-Bretanha, e pela TAM Linhas Aéreas de 13 a 15 de setembro em São Paulo e no Rio de Janeiro, terminou com um saldo positivo: mais de 1000 reuniões foram realizadas nos três dias de duração do evento, e algumas empresas chegaram a fechar negócios para atender grupos de turistas brasileiros já nos próximos meses.

Robin Johnson, gerente do VisitBritain para a América Latina, diz que o sucesso do evento demonstra o interesse crescente dos brasileiros por viagens para a Grã-Bretanha, que deve aumentar ainda mais com as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Londres 2012. “De janeiro a julho de 2011, tivemos um aumento de 46% no fluxo de turistas em comparação ao mesmo período de 2010, o que nos faz prever que vamos superar a barreira inédita de 200.000 visitantes brasileiros neste ano”, explica o executivo. Em 2010, foram 177.000 visitantes, acréscimo de 17% em relação ao ano anterior.

De acordo com Robin, os brasileiros estão descobrindo outros locais na Grã-Bretanha além de Londres. “Estamos registrando uma demanda maior por viagens para Escócia, País de Gales e interior da Inglaterra, e a tendência é que esse interesse cresça ainda mais graças, por exemplo, à grande divulgação de destinos relacionados ao casamento real, como a cidade de St Andrews, na Escócia, e a ilha de Anglesey, no País de Gales”, diz Robin. Ele lembra, ainda, que os Jogos de 2012 serão uma oportunidade perfeita para promover o país todo, uma vez que há competições não apenas em Londres, mas em diversas outras localidades da Grã-Bretanha, como Cardiff, Glasgow, Manchester e Weymouth, entre outras.

Keith Beecham, diretor para Mercados Internacionais do VisitBritain que veio de Londres especialmente para acompanhar o workshop, contou que o Brasil é o país que registra o maior crescimento no número de visitantes entre os 21 mercados onde o VisitBritain mantém escritórios. “Além disso, o gasto médio do brasileiro é o dobro dos turistas de outras nacionalidades: cerca de R$ 2.350 em cada visita, totalizando R$ 450 milhões”, revelou.

O executivo também apresentou outros dados interessantes sobre o perfil do visitante brasileiro: enquanto a porcentagem mundial dos turistas que viajam de férias para a Grã-Bretanha fica em torno de 39%, no Brasil esse índice chega a 65%, seguido por viagens para visitar amigos e parentes (16%), negócios (7%) e estudos (7%). Vale lembrar que os turistas que viajam a lazer estão mais propensos a gastar em hospedagem, passeios e compras. O tempo médio de permanência do brasileiro é de 10 dias.

O Workshop TAM Grã-Bretanha foi o primeiro evento exclusivo organizado pelo VisitBritain e pela TAM para aproximar parceiros britânicos de operadores e agentes brasileiros. Fornecedores de 24 empresas britânicas estiveram presentes, entre agências de turismo receptivo, hotéis, atrações turísticas, outlets de compras e serviços. Além de profissionais de São Paulo e Rio de Janeiro, participaram das reuniões representantes de mais 13 cidades, como Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, além de Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile).

Aviso aos editores
Temos fotos do workshop e imagens de divulgação da Grã-Bretanha. Por favor entre em contato caso queira receber as imagens por email.

Para obter mais informações, entre em contato com
Mitsi Goulias
VisitBritain Brazil
T: 55 11 3245 7653
M: 55 11 8119 3161
E: mitsi.goulias@visitbritain.org

VisitBritain é o órgão oficial do governo britânico encarregado de promover a imagem e os destinos turísticos da Grã-Bretanha para o público em geral, operadores e agentes de viagem e imprensa. Atua em parceria com milhares de empresas fornecedoras de serviços na Grã-Bretanha e no exterior para garantir a alta qualidade dos produtos em diversos segmentos da indústria do turismo.

Nenhum comentário: