Empreendedorismo:
Partindo Por Mares Nunca Dantes Navegados
Por:
Sergio Dal Sasso
Num
primeiro momento diria que, a visão empreendedora ou os caminhos que nos
conduzem para a conquista e desenvolvimento de um negócio, nos exige
curiosidade e interesse de crescimento e expansão do próprio negócio. A
primeira sensação é a de “partir por mares nunca dantes navegados”, como
escreveu Luís de Camões.
Normalmente,
iniciamos nossas atividades profissionais em função de nossa especialidade
sobre determinado assunto. Para haver crescimento e expansão, não devemos nos
ater somente a esse conhecimento, mas buscar outras formas de vivenciá-los.
Essa
vivência, somada à determinação, serão fundamentais para acumularmos
experiência necessária para vôos cada vez mais altos e seguros.
Do
início de uma determinada função até a conquista do conhecimento pleno,
passamos por dois pontos fundamentais:
-
O primeiro é conquistar passo a passo o reconhecimento da própria competência
sobre os resultados.
-
O segundo é criar relacionamentos que propiciem trocas de informações que nos
levem, de uma visão inicialmente específica, para outros conjuntos de
competências que sejam bem conectados, que formem e movimentem com sucesso esse
negócio.
Num
exemplo prático de negócio, a pouco me associei à empresa “Nó de Pano”,
fabricante de bolsas e acessórios em tecido, com produção artesanal e coleções
exclusivas da designer Lucila Abdala. Por mais conhecimento que poderia ter
através de toda experiência que acumulei pela minha carreira executiva e
consultiva, não obteria sucesso algum, caso, na análise inicial para a
viabilidade do negócio, não existisse sinergias que formassem um conjunto onde
pessoas e idéias pudessem reunir bases por onde a visão de novas construções
juntasse a parte criativa e técnica com a organizacional, permitindo-nos um
planejamento real, possível e sustentável, gerando antecipação e qualidade
decisória.
Para
surpreender o mercado, a “Nó de Pano” transformará a sua capacidade criativa em
inovações e alternativas diferenciadas no mundo da moda, que desperte a atenção
e interesse de potenciais clientes. Na outra ponta, criará o equilíbrio entre
compra, produção e venda, customizando e viabilizando a rentabilidade desejada.
Resumindo,
todo empreendimento, para que minimize seus riscos e erros, deve reunir um
sistema que o gerencie diariamente, com uma equipe bem sincronizada, com
capacidade criativa e a contínua procura de conhecimento e aprofundamento junto
a um mercado cada vez mais competitivo.
Sérgio
Dal Sasso é empresário, consultor, palestrante e escritor especializado
em
temas ligados à administração, empreendedorismo e gestão de negócios.
Sites:
www.sergiodalsasso.com.br e www.nodepano.com.br
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