sábado, 5 de março de 2011

Carnaval: Lições para fortalecer o trabalho em equipe

Por: Dalmir Sant’Anna

Estou no décimo primeiro andar de um prédio, no centro da capital de Santa Catarina. Da janela da sala de aula, do curso de mestrado em administração, observo a movimentação dos carnavalescos montando, pintando e acertando detalhes dos carros alegóricos para o desfile de carnaval. É possível perceber a integração, o grau de cooperação, o respeito com a diversidade e o rigor para superar desafios, por meio do trabalho em equipe. Um esforço coletivo sem esquecer a existência da competição (concorrência) entre as escolas de samba e do desejo de vencer. A seguir, descubra que lições o carnaval pode contribuir para fortalecer o trabalho em equipe e favorecer na formulação de novas estratégias empresariais competitivas.

Compreender a existência da diversidade – Como palestrante, percebo a diferença de público nas palestras, mesmo quando duas palestras são apresentadas para funcionários da mesma organização. Há pensamentos, comportamentos, reflexões e maneiras de sentir emoções de formas diferentes. Imagine como a diversidade está presente em um desfile de carnaval, nos carros alegóricos, nos estilos de dança e no samba enredo. Valorize, compreenda e respeite a diversidade. Excelentes líderes e gestores reconhecem que seus liderados aprendem de maneiras inovadoras e, por isso, empregam múltiplos métodos de ensino. Compreender a existência da diversidade na força de trabalho é essencial para fortalecer o trabalho em equipe, pois as organizações estão se tornando mais heterogêneas em termos de raça, etnia e gênero de seus participantes. Antes de realizar a reclamação de um colega, lembre que compreender a existência da diversidade é fundamental para que o clima de trabalho seja ainda mais produtivo, rentável e harmonioso.

Acreditar na relevância do treinamento – Que resultado teria uma escola de samba sem treinamento? Carnavalescos na avenida sem sincronismo? Músicos sem entender o mestre de harmonia? Seguramente o resultado seria desastroso, além de decepcionante. Empresas de referência não encaram o treinamento como uma despesa, mas como investimento para perceber pontos fracos e fortes da sua atuação diante da concorrência. Em um mercado com alta mobilidade, acreditar na relevância do treinamento é um diferencial competitivo, capaz de gerar resultados surpreendentes. Para maximizar seus treinamentos, lembre que o tempo é algo valioso e que os participantes serão recompensados com algo grandioso que nenhum ladrão da face da terra conseguirá retirar: o conhecimento.

Na história do carnaval, além da cultura, alegria e diversão, há uma busca constante pela perfeição. Além de planejamento, definição de estratégia e organização meticulosa, tudo é regido por normas, cooperação, integração e um rígido cronograma. O objetivo é fazer a engrenagem imaginária do samba enredo, obter forma e conquistar desenvoltura e harmonia. Cooperar sempre faz bem e o trabalho em equipe, na prática, passa a ser um elo fortíssimo para intensificar uma importante corrente, capaz de tornar o clima de trabalho ainda mais produtivo. Jamais esqueça que, você passa grande parte do seu dia, no ambiente de trabalho e nada mais satisfatório, do que concretizar suas atividades com a ajuda de pessoas dispostas a seguir com você para o lado correto. Um time vitorioso supera desafios compreendendo a existência da diversidade e acreditando na relevância do treinamento. Sua equipe está pronta para ser campeã?

Dalmir Sant’Anna – Palestrante comportamental, Mestrando em Administração de Empresas, Pós-graduado em Gestão de Pessoas, Bacharel em Comunicação Social e Mágico profissional. Autor do livro "Menos pode ser Mais" e do DVD com o tema “Comprometimento como fator de Diferenciação”. Visite o site: www.dalmir.com.br

Nenhum comentário: